terça-feira, 30 de março de 2010

Fotografe!









A Fotografe! ta com novo perfil, então quem curte fotografia acesse:


Orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=7192982470599792874

Comunidade
http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpp&cmm=98319120

Formspring.me
http://www.formspring.me/fotografe

Twitter
http://twitter.com/_fotografe

Flickr
http://www.flickr.com/photos/fotografe_




Samanta Novais

segunda-feira, 15 de março de 2010

Basistka [Por Samanta Novais]

Bom, o blog da Fotografe! ficou meio esquecido no final de semana pq não tivemos tempo de atualizar, final de semana cheio de coisas pra fazer, enfim!
Maaaaaas hoje é segunda e estamos voltando ao normal :D
Eu tava viajando no Flickr olhando minhas fotos favoritas e tal, e encontrei a Basistka, e já faz algum tempo que eu acompanho o trabalho dela, então eu resolvi mostrar pra vocês um pouco do que ela faz. Ela tem um talento incrível, sabe qual? de fazer expressões :D
Pq vamos combinar, não é todo mundo que sai bem numa foto fazendo careta né? mas a Basistka arrasa!


Confiram as expressões:

























sexta-feira, 12 de março de 2010

Quem você quer ver no blog?
[Por Samanta Novais]

Liciane Menezes!






















Conheça a Liciane:

Nome: Liciane Cristine Teixeira de Menezes
Idade: 20 anos
Cidade: Porto Velho/ Rondônia
Profissão: Estudante
Equipamentos: Sony DSC-H5

Link: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=1520569592476380848



Fotografe! : Porque fotografia?

Liciane:
A fotografia mexe com algum sentimento que tenho guardado em algum lugar dentro de mim, e que me identifico com aquela imagem de alguma forma. Fotos boas, para mim, são fotos que geram grande sentimento. Fotografias bonitas não são necessariamente feitas por fotógrafos profissionais. Eles tem a técnica, é verdade. Mas algumas das melhores fotos que já vi, foram aquelas onde a carga de sentimento incorporada na imagem eram tão poderosas que me trouxeram de alguma forma a força de um momento e de uma lembrança. E isso me encanta a cada dia. Não sou profissional, não tenho curso, mas amo muito o que faço. E tenho a opinião de que um bom fotógrafo, é aquele que consegue transmitir o seu sentimento em uma imagem. Para isso, é claro, ele usa técnicas, que falando a mais pura verdade, todos nós podemos aprender facilmente.


Conheça o trabalho da Liciane Menezes:































quinta-feira, 11 de março de 2010

Light Painting

Para todos que se perguntam como são feitas essas fotos... Não Galera, não tem photoshop. É pura criatividade.
A técnica consiste em mover uma fonte luminosa diante da câmera durante uma longa exposição. Pode-se mover a câmera também para conseguir outro tipo de resultado, mas a idéia geral é de movimentos interessantes com a luz – riscos, formas,e desenhos definidos.
Essa mania vem crescendo a cada dia entre jovens e fotógrafos. Uma brincadeira que se tornou arte, basta usar a imaginação e colocar em prática. Depois que você pega o jeito, é moleza.. da até pra fazer no escuro e de “olhos fechados”. Literalmente, pois o efeito fica legal quando é feito em um lugar fechado totalmente escuro, e de certa forma você não ira ver nada, então precisa ter muita noção de espaço e grafia.
Aproveito para citar Evgen Bavcar (http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/1644,1.shl), um fotógrafo cego desde os 12 anos e que era expert nessa arte.


Vou tentar explicar aqui de maneira fácil e objetiva. Espero que curtam o Tutorial. É muito simples...



Você precisará :


*Câmera com o modo de longa exposição (geralmente está na função M)
*Tripé ( se não tiver, providencie uma mesa, ou apoio para que a câmera fique fixa) *Lanterna (podendo ser de qualquer tipo, tamanho ou cor).
Dica: Fonte luminosa pode ser qualquer coisa que emita luz, um celular, laser, etc...


Passos:


1- Coloque a câmera fixa e algum lugar e coloque o tempo de exposição em 25 segundos(o tempo depende da sua necessidade, podendo assim variar). Ou coloque no modo “Bulb”, que seria o modo manual disponível em câmeras profissionais. Nele você tem todo o tempo do mundo para desenha 1, 2 , 3 horas.. Mas é preciso de um disparador remoto(uma moedinha colada ao botão disparador da câmera também pode ajudar). Para iniciar faça esse de 25 segundos que não tem erro.


2- Assim que colocado o tempo de exposição, apague a luz do local, e se ainda assim ficar claro o espaço, feche um pouco o diafragma. Aperte o botão de disparo e se direcione para a frente da câmera com a lanterna apagada. Vire a lanterna para a câmera e acenda, imagine que tem uma parede na sua frente, e desenhe uma estrela (ou coração pros apaixonados), em seguida apague. Saia da frente da câmera e espere que ela processe a fotografia, e voila! Sua imagem está pronta. O resultado é bem legal quando feito em grupos e mais divertido.. Depois desta imagem, tente fazer outras, use sua imaginação. Mas não esqueça que a lanterna é como um spray, é preciso apagá-la entre o intervalo de um desenho e outro. É isso ai Galera, ai vão algumas fotos que eu já fiz com essa técnica, e outras que eu peguei em sites, e flickr, esperam que curtam. Apaguem a luz e acendam a Lanterna!

Texto: Alline Brancalhão



Vídeo sobre Light Painting

video





Confiram:

Alline Brancalhão Alline Brancalhão Alline Brancalhão Evgen Bavcar Evgen Bavcar http://www.flickr.com/photos/owenbushell http://www.flickr.com/photos/westaylor http://www.flickr.com/photos/octopus7 http://www.flickr.com/photos/michaelzyy http://www.flickr.com/photos/bryanleighty http://www.flickr.com/photos/mariobraune http://www.flickr.com/photos/ripi http://www.flickr.com/photos/jurvetson http://www.flickr.com/photos/22916186@N04 http://www.flickr.com/photos/rodcunha Alline Brancalhão

quarta-feira, 10 de março de 2010

Bokeh!

Hoje resolvi mostrar pra vocês algumas fotos com o efeito BOKEH.
Não o buquê de noiva que você tentar agarrar freneticamente quando vai a algum casamento, mas sim o bokeh relacionado à fotografia.

O Bokeh é a parte sem foco de uma fotografia. Ou seja, é aquelas bolinhas coloridas que quase todo mundo adora que ficam fora de foco quando nossa câmera está no foco manual e focalizamos algo em primeiro plano.


Exemplos:



http://www.flickr.com/photos/34240320@N03




http://www.flickr.com/photos/31081663@N04




http://www.flickr.com/photos/31081663@N04




http://www.flickr.com/photos/sunnyflag





http://www.flickr.com/photos/desireedelgado




http://www.flickr.com/photos/kounelli




http://www.flickr.com/photos/zitaaa




http://www.flickr.com/photos/photonyx




http://www.flickr.com/photos/mike_king




http://www.flickr.com/photos/nickwheeleroz




http://www.flickr.com/photos/shoot-art




http://www.flickr.com/photos/pierofix




http://www.flickr.com/photos/31081663@N04




http://www.flickr.com/photos/rogvon




http://www.flickr.com/photos/jliba




http://www.flickr.com/photos/paperpariah


Samanta Novais