quinta-feira, 11 de março de 2010

Light Painting

Para todos que se perguntam como são feitas essas fotos... Não Galera, não tem photoshop. É pura criatividade.
A técnica consiste em mover uma fonte luminosa diante da câmera durante uma longa exposição. Pode-se mover a câmera também para conseguir outro tipo de resultado, mas a idéia geral é de movimentos interessantes com a luz – riscos, formas,e desenhos definidos.
Essa mania vem crescendo a cada dia entre jovens e fotógrafos. Uma brincadeira que se tornou arte, basta usar a imaginação e colocar em prática. Depois que você pega o jeito, é moleza.. da até pra fazer no escuro e de “olhos fechados”. Literalmente, pois o efeito fica legal quando é feito em um lugar fechado totalmente escuro, e de certa forma você não ira ver nada, então precisa ter muita noção de espaço e grafia.
Aproveito para citar Evgen Bavcar (http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/1644,1.shl), um fotógrafo cego desde os 12 anos e que era expert nessa arte.


Vou tentar explicar aqui de maneira fácil e objetiva. Espero que curtam o Tutorial. É muito simples...



Você precisará :


*Câmera com o modo de longa exposição (geralmente está na função M)
*Tripé ( se não tiver, providencie uma mesa, ou apoio para que a câmera fique fixa) *Lanterna (podendo ser de qualquer tipo, tamanho ou cor).
Dica: Fonte luminosa pode ser qualquer coisa que emita luz, um celular, laser, etc...


Passos:


1- Coloque a câmera fixa e algum lugar e coloque o tempo de exposição em 25 segundos(o tempo depende da sua necessidade, podendo assim variar). Ou coloque no modo “Bulb”, que seria o modo manual disponível em câmeras profissionais. Nele você tem todo o tempo do mundo para desenha 1, 2 , 3 horas.. Mas é preciso de um disparador remoto(uma moedinha colada ao botão disparador da câmera também pode ajudar). Para iniciar faça esse de 25 segundos que não tem erro.


2- Assim que colocado o tempo de exposição, apague a luz do local, e se ainda assim ficar claro o espaço, feche um pouco o diafragma. Aperte o botão de disparo e se direcione para a frente da câmera com a lanterna apagada. Vire a lanterna para a câmera e acenda, imagine que tem uma parede na sua frente, e desenhe uma estrela (ou coração pros apaixonados), em seguida apague. Saia da frente da câmera e espere que ela processe a fotografia, e voila! Sua imagem está pronta. O resultado é bem legal quando feito em grupos e mais divertido.. Depois desta imagem, tente fazer outras, use sua imaginação. Mas não esqueça que a lanterna é como um spray, é preciso apagá-la entre o intervalo de um desenho e outro. É isso ai Galera, ai vão algumas fotos que eu já fiz com essa técnica, e outras que eu peguei em sites, e flickr, esperam que curtam. Apaguem a luz e acendam a Lanterna!

Texto: Alline Brancalhão



Vídeo sobre Light Painting

video





Confiram:

Alline Brancalhão Alline Brancalhão Alline Brancalhão Evgen Bavcar Evgen Bavcar http://www.flickr.com/photos/owenbushell http://www.flickr.com/photos/westaylor http://www.flickr.com/photos/octopus7 http://www.flickr.com/photos/michaelzyy http://www.flickr.com/photos/bryanleighty http://www.flickr.com/photos/mariobraune http://www.flickr.com/photos/ripi http://www.flickr.com/photos/jurvetson http://www.flickr.com/photos/22916186@N04 http://www.flickr.com/photos/rodcunha Alline Brancalhão

0 comentários: